582 Views |  Like

Rothenburg ob der Tauber

A cidade mais romântica da Alemanha!

Por Angela Arten-Meyer
N1v9m

“Se um de vocês tiver a coragem e poder de tomar, em somente um gole, este cântaro de 3,25 litros de vinho, prometo não saquear e nem destruir esta cidade.”
(General Tilly)

passau_01

E foi assim que Nusch, prefeito da pequena cidade de Rothenburg ob der Tauber, em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, conseguiu salvar a cidade da destruição das tropas do General Tilly.
Os dramáticos acontecimentos de 1631, mais conhecidos como Der Meistertrunk, são encenados, anualmente desde 1881, durante o festival histórico mais importante da Alemanha, na praça do mercado em Rothenburg, no dia de Pentecostes.
No Ratstrinkstube mit Kunstuhr, prédio com o famoso relógio astronômico bem no centro da cidade, todos os dias às 11h, 15h, 20h e 22h, um bonequinho aparece em uma das janelinhas do prédio e a lendária cena do prefeito bebendo os 3,25 litros de vinho é encenada!

dsc00853-e1314052595437

A cidade que faz parte da famosa rota alemã, a Estrada Romântica, foi fundada em 1170 e é cercada por uma muralha de 3 km de comprimento, com suas muitas torres, estreitas ruas de paralelepípedos. Pequenas casas de enxaimel com sacadas em flores das mais variadas cores, igrejas, muitas fontes e edifícios antigos dominam a imagem romântica e medieval da cidade.
Cafés e lojas que oferecem a típica Rothenburger Schneebälle, uma massa doce em forma de bola, com diferentes tipos de coberturas. É uma das lembranças da cidade. Uma tentação!

Outra imperdível visita na cidade é a Käthe Wohlfahrt, a loja mais famosa da Europa em decoração natalina. Pequenas peças tradicionais de decoração de Natal, feitas de madeira e vidro, várias luzes piscando, presépios e muito mais. São mais de 30 mil peças à venda. Fica aberta o ano inteiro. Ali, também está localizado o Museu do Natal, que merece uma visita.