1376 Views |  1

O Palácio da Pena: A Coroa de Sintra

Por Daniela Angeja

822050 (1)

Patrimônio Mundial da Unesco é um com uma coroa, que enfeita a Serra de Sinta. Tambem considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal, a obra representa uma das “principais expressões do romantismo arquitectônico do século 19 no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera. Ele pode ser avistado de qualquer ponto pelas profusões de cores e estilos que vão desde a arquitetura Neomanuelina à Mourisca.

Aerial view of  Palácio da Pena / Sintra, Lisboa / Portugal

Curiosidades:Tritão, na mitologia, filho de Poseidon e Anfitrite, é fiel servidor de seus pais, acalmando as águas, para que a carruagem de Poseidon deslize com segurança. A homenagem faz sentido em um palácio português, afinal, o país teve seu reino expandido através dos 7 mares.

Pena_National_Palace21

A Torre do Relógio: Influência neogótica nas arcadas e o símbolo de Portugal exibido pela Cruz da Ordem de Cristo em forma de ameias. Últimos residentes: Local preferido da monarquia portuguesa no verão, seus últimos residentes foram os reis de Portugal, D. Carlos e D. Amélia. Ele, “cognominado O Diplomata (devido às visitas a Madrid, Paris e Londres); O Mártir, (por ter morrido assassinado), ou ainda O Oceanógrafo (pela sua paixão pela oceanografia). D. Amélia, por sua vez, assistiu e sobreviveu ao trágico regicídio do seu marido e seu primogênito, quando seguiam na carruagem, entre a multidão, no Terreiro do Paço em 1 de Fevereiro de 1908. Exilada após a implantação da Rpública em 5 de outubro de 1910, morreu aos 86 anos. Entre as suas últimas palavras, a frase: “Quero bem a todos os portugueses, mesmo aqueles que me fizeram mal”!

PALACIO_DA_PENA_VII
O Salão Real e a Cozinha Real: presente o design mourisco e a cozinha com seu estilo colonial, mostrando bem a diferença de estilo a cada cômodo visitado.

Saiba mais: www.parquesdesintra.pt