SP-FOTO 2019

Feira gratuita acontece até dia 25 de agosto no JK Iguatemi

0
2809
SP-Foto

Com mais de 30 galerias e 160 expositores, a 13ª edição da SP-Foto – Festival Internacional de Foto de São Paulo, abre suas portas ao público entre 21 e 25 de agosto, no terceiro piso do JK Iguatemi, em São Paulo. No mês em que se celebra a fotografia, a feira gratuita incentiva a arte e a cultura em âmbito nacional e internacional, a partir de obras de expositores da fotografia moderna e contemporânea, além de debates, lançamentos e exposições que se expandem por toda a cidade. “A foto é como qualquer outro registro documental de um período, de uma estética. Você tem todo o registro de uma época”, explica a criadora da SP-ARTE e SP-FOTO, Fernanda Feitosa.

SP-Foto
Crédito: Gustavo Menasce e Marina Malheiros

Diante de diversos olhares e estéticas, o público poderá entrar em contato com o imaginário do autor e conhecer, através de cada trabalho, características de cada período. De acordo com a historiadora e curadora e artista, Denise Gadelha, a fotografia tem o poder de ser uma arte inclusiva. “A fotografia é a arte mais democrática da humanidade. Ela foi a ferramenta que mudou a forma da sociedade se relacionar”.
A convite do Shopping Iguatemi Campinas e do Galleria Shopping, a Z Magazine conferiu de perto a mostra, bem como participou de uma experência com direito a um bate-papo com Fernanda Feitosa, no novo espaço do shopping, o Cubo JK, e visita guiada à feira.

Galerias

São 34 galerias que trazem diferentes abordagens e olhares da fotografia, como: Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Lume, Luciana Brito Galeria, Silvia Cintra + Box 4, SIM Galeria e Vermelho. Entre os estreantes estão: Almeida e Dale (São Paulo), Galeria Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

SP-Foto
Crédito: Gustavo Menasce e Marina Malheiros

Presenças internacionais

Entre os grandes nomes do segmento, este ano o evento contará com as presenças internacionais de Barbara Tennenbaum, curadora de fotografia do Museu de Arte de Cleveland, que vem ao Brasil pela primeira vez especialmente para a SP-Foto. Margot Norton; Julieta González, diretora artística do museu Jumex (Cidade do México); Sophie Hackett e a curadora de fotografia do Art Gallery of Ontario (Toronto). Simon Baker, ex-Tate Gallery (Londres) e atual diretor da Maison Européenne de la Photographie (Paris), já esteve presente na 11ª edição da SP-Foto e retorna ao Brasil para aprofundar sua relação com a cena artística local.

Dica da Z:

Ao visitar à SP-ARTE, aproveite para conhecer o projeto Pina no JK, até 15 de outubro de 2019. O shopping e a Pinacoteca de São Paulo se uniram para reunir, em algumas paredes do JK, grandes obras do acervo do Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dos artistas paulistas Armando Prado e Cristiano Mascaro. Armando Prado (São Paulo, 1952) é fotógrafo e trabalha com fotojornalismo desde a década de 1970 e Cristiano Mascaro (São Paulo, 1944)  formou-se em arquitetura e entrou para a área em 1960, com foco em paisagens urbanas.

 

Confira a agenda da SP-FOTO no Cubo JK:

22 DE AGOSTO
Cubo JK Iguatemi
3º andar do shopping

DAS 17H ÀS 18H30
A imagem e a fotografia na era digital

Miguel Del Castillo, Curadora do New Museum Margot Norton e o arquiteto Guilherme Wisnik.

DAS 19H ÀS 20H
O sucesso pode estragar a fotografia?

Curadora Barbara Tannenbaum, do Cleveland Museum of Arts, e o galerista Mario Cohen.

23 DE AGOSTO
Cubo JK Iguatemi
3º andar do shopping

DAS 17H ÀS 18H30
Olho no Olho – Fotografia & Literatura – Parceria SP-Foto & Escrevedeira

Fotógrafo Cristiano Mascaro e escritora e crítica literária Noemi Jaffe.

DAS 19H ÀS 20H
A fotografia e a arte contemporânea em diálogo

Jornalista e pesquisador Ronaldo Entler e Julieta González, do Museo Jumex (México).

25 DE AGOSTO
MEET THE ARTISTS
Cubo JK Iguatemi
3º andar do shopping

DAS 16H ÀS 17H
Meet the Artists: Mauro Restiffe

DAS 17H30 ÀS 19H
Meet the Artists: Barbara Wagner e Benjamin de Burca

Serviço:
SP-Arte Foto 2019
Aberta ao público de quarta a sábado (21, 22, 23 e 24), das 14h às 21h; e domingo (25), das 14h às 20h
Entrada gratuita
Shopping JK Iguatemi | 3º piso
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil