1315 Views |  Like

SPFW 2015

Por Ana Vaz*

Mais uma vez, a última edição do SPFW trouxe poucas novidades mirabolantes, mas ficou claro que um olhar para uma economia mais turbulenta orientou as criações, direcionando-as para um caminho de poucas excentricidades. A silhueta é ainda mais limpa que na temporada passada e um toque de classe – que sempre aparece em momentos de desaceleração econômica, reinou em coleções de nomes importantes, como na de Alexandre Herchcovitch.

Animale

1)O luxo: está nos tecidos de alta qualidade, tecnológicos ou trabalhados. A matéria-prima foi destaque. Roupas simples feitas em materiais extraordinários: destaques para uma variedade de técnicas de bordados (oi, luxo do feito à mão).

Alexandre Hechcovitch

2)O tem que ter: saia. As saias reinaram e nos mais variados modelos e comprimentos. Essa mulher do próximo verão é prática, sofisticada e muito feminina. As mais jovens vão amar as saias mais curtas como as apresentadas pelas marcas Têca e pela Tufi Duek. As saias nos joelhos, ou logo abaixo, trazem imediata sofisticação ao look. As rodadas e de cintura marcada, como apresentadas por Herchcovitch propõem um apelo ainda mais feminino – e a silhueta doce e classuda dos anos 50.

Animale

3)Hit da temporada: tramas vazadas. Elas trazem uma hora divertida, hora requintada, hora beirando o perigo, como em alguns momentos do desfile de Reinaldo Lourenço. A Animale fez um trabalho espetacular com os vazados e os levou, inclusive, para as saias. A roupa se torna especial com este trabalho.

4)Isso é novo: a cintura marcadinha no lugar. Ela atravessou a temporada e foi usada até em marcas mais jovens como a Triton. Essa marcação vem principalmente com as saias de modelos em A ou reto. E vale dizer que cintura mais no lugar alonga as pernas. Eu amo! E se como eu você tem pouca definição de cintura, tente marcá-la dois dedinhos abaixo da sua linha natural, com saias ou calças que se abrem em A – o truque funciona.

Pat Pat's

5)Para sua festa: todos os tipos de metalizados, dos coloridos ao prata. Mesmo que em peças de modelagem mais esportiva, como as apresentadas pela Uma e pela Pat Pat’s. Vale trocar os vestidos certinhos pela irreverência do esporte luxuoso. Deixe a lady para o dia a dia e festeje com o visual de mulher plenamente ativa.

Lilly Sarti

6)Acessório em destaque: para falar a verdade, nada de diferente apareceu, com exceção do tênis usado em looks mais arrumados – como com os vestidos tubulares de Reinaldo Lourenço. Sandálias com amarrações no tornozelo também foram destaque, mas já estão em nossas lojas há algum tempo. As bolsas são estruturadas e de tamanho médio, vão das carteiras às “bolsas de médico”. O cinto estreito, a médio, também, teve destaque, arrematando esta cintura mais marcada, que apareceu forte nas coleções em geral.

Animale

7)Quero já: as estampas incríveis da Animale, e as peças feitas em tramas vazadas de Ronaldo Fraga, estas últimas com um visual atemporal e, ao mesmo tempo, moderno.