710 Views |  Like

Alta-Costura Primavera 2014

 

Nada como começar o ano acompanhando os desfiles deslumbrantes de alta-costura. Luxo do luxo, o papel da alta-costura não é só arrecadar mais dinheiro para as marcas, mas inspirar suas coleções mais acessíveis e conferir uma aura ainda mais glamourosa a elas. São poucos os consumidores das peças produzidas, mas são muitos os consumidores das ideias desfiladas. Nesta temporada, por exemplo, nada foi mais comentado pela imprensa de moda que os tênis desfilados pela Chanel e Dior em conjunto (sim, no mesmo look) com suas peças mais festivas. De olho num consumidor jovem que não compra – e não liga muito para – alta-costura, as marcas começam a explorar uma linguagem mais moderna e irreverente.

O Luxo: como nas últimas temporadas, as peças com acabamentos e aplicações tridimensionais continuam derrubando nossos queixos, sofisticando e deixando preciosa esta que já é a mais luxuosa forma de moda. Maison Valentino e Elie Saab levam o prêmio de melhores efeitos tridimensionais, com suas flores salpicadas.

O tem que ter: as saias nos joelhos ou logo abaixo. Elas conferem imediata formalidade e sofisticação ao visual e são perfeitas para as mulheres que gostam de comprimentos mais elaborados e até mais difíceis. Se você acompanha minhas colunas, já sabe que para usar os comprimentos abaixo dos joelhos, a cintura no lugar é mais do que bem-vinda para alongar a silhueta. Lápis, evasês ou godês, elas reinaram. Eu já aderi. Para as mais jovens ou para quem não abre mão dos curtos, a Dior desfilou opções lindas de godês estruturadas na altura da metade das coxas.

Hit da temporada: cores suaves, aquarelados. Você os encontra em praticamente todas as coleções. Destaque para Chanel e Zuhair Murad. Se você tem cabelos nos tons castanho claro, médio, escuro ou preto, estes tons, próximos ao seu rosto provavelmente a deixarão pálida. A dica é caprichar na maquiagem ou usá-las com um colar em tom mais escuro sobreposto. Cores claras trazem delicadeza e suavidade ao visual.

Isso é Novo: o tênis na alta costura, ou com os vestidos de festa.  Mas eles aparecem não só para serem usados no look de festa. Entenda também como um novo status para o tênis. Com tantas mulheres aderindo às corridas e à febre fitness, as marcas de moda não poderiam deixar o movimento em brancas nuvens.  Pense em tênis brilhantes, rendados, transparentes, suaves, sofisticados. Eles são capazes de enfeitas as produções esportivas e do dia-a-dia de forma muito, muito atual, glamurosa e sofisticada. Minha aposta: marcas esportivas devem trazer estas opções para as lojas loguinho, loguinho.

 

Para Sua Festa: o degradê de cores nos vestidos de festa de Elie Saab roubaram a cena. São sutis, são na medida e deixam ainda mais especiais não só as peças feitas em tecidos fluidos e lisos, mas também as rendadas e rebordadas.

Acessório Destaque: claro que o tênis. Mas os brincos da Armani Privé e os cintos dourados em forma de folhas de Zuhair Murad são pra lá de especiais. Podem enfeitar produções festivas ou simplesmente trazer um acabamento precioso para o visual de todos os dias.

 

Quero Já: Os mocassins metalizados de salto da Dior e o visual étnico chique da Armani Privé.