638 Views |  Like

“Eu não criei uma marca, eu criei um estilo”

 

De um lado, o doutor Metsavaht, ortopedista de família de médicos, pós-graduado pela Université de Pitié-Salpêtrière, em Paris. Do outro, o Oskar da Osklen, criador e dono de uma marca de roupas esportivas e modernas.

O gaúcho, que herdou do pai a paixão pelo surf, deu início a carreira de empreendedor quando destruiu os patins da irmã para fazer um skate. Depois disso, jogou para o alto sua vida de ortopedista para se dedicar à moda.

A partir de então, o doutor Metsavaht virou o Oskar da Osklen em tempo integral e hoje é reconhecido por uma das grifes mais admiradas do país. Com mais de 30 lojas no Brasil, a marca já é sucesso também no exterior e possui franquias no Japão, Estados Unidos, Itália e Argentina.

Mistura dos nomes Oskar, Leonardo (seu irmão) e Milene (uma antiga namorada), a Osklen ganhou uma identidade muito parecida com a de seu dono e reflete seu estilo de vida. Com muita personalidade, Oskar valoriza o meio ambiente e o contempla com toda sua energia. Faz ioga na praia, surfa no Taiti, esquia nos Alpes e se locomove, a maior parte do tempo, de lambreta ou skate.

E a inspiração não acaba! Metsavaht é procurado para fazer criações artísticas em produtos e marcas. Ele já desenhou o interior de um Cherokee para a Chrysler, assinou vitrines da Cartier e recriou trabalhos de Andy Warhol para a Coca-Cola.

Da maneira mais improvável possível: vendendo casacos para neve em pleno Rio de Janeiro, Oskar criou um império e, como ele mesmo disse, um estilo.

“Natureza integrada urbano, a sofisticação com o simples, o tecnológico com o rústico. Eu gosto de trabalhar com os opostos e essa simbologia eu decodifico em uma linguagem de design de moda”. Oskar Metsavaht