861 Views |  Like

Torre de Belém

Av. da Índia (Cais da Princesa)

Belém – Lisboa

A Torre de Belém é um dos símbolos da cidade de Lisboa. Erguida nas águas do Rio Tejo, este ícone dos descobrimentos inspira uma visita que fica gravada muito além das objetivas e fotos. Não pode deixar de ser admirada! A majestosa Torre continua a ser (ao fim de vários séculos) um Monumento inigualável… Mandada construir por D. João II, esta fortificação do século XVI foi concebida pelo arquiteto Francisco de Arruda e edificada para defender o porto de Lisboa.

Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 2007, sendo um ex-líbris do património cultural português projetado em todo o mundo.

Para quem é apaixonado por monumentos, a Torre de Belém não desilude. A decoração exterior é rica em pormenores esculpidos em pedra. Como curiosidade, é possível encontrar o peculiar Rinoceronte (primeiro animal desta espécie na Europa), Esferas Armilares ou a Cruz da Ordem de Cristo.

No seu interior encontramos a serenidade das paredes despidas de adornos, que caracterizam o estilo gótico. Uma das salas conta a história deste monumento em vídeo. As escadas estreitas não desencorajam quem queira tirar fotos de uma das melhores vistas da cidade, do terraço superior da Torre. Deixe-se envolver pelo espírito aventureiro e explore todos os seus recantos…

 

Monumento aos Combatentes do Ultramar

  • Morada: Avenida Brasília
    1400 Lisboa

Este monumento de autoria de Carlos Guerreiro e Batista Barros foi construído em homenagem a todos que  morreram ao serviço da Pátria, durante a Guerra do Ultramar (1961 a 1974). De linhas direitas e formas geométricas bem definidas, todo o Monumento é solene e ao mesmo tempo contemporâneo. A modernidade das suas formas complementa-se com a homenagem inscrita nas lápides que circundam o forte: listas oficiais por ordem alfabética e cronologicamente ordenadas estão gravadas na pedra para eternizar o nome de quem pereceu defendendo a honra do país.

A chama acesa continuamente no centro do Monumento, simboliza a continuidade de Portugal através dos tempos!

 

Virado para o Rio Tejo, na Praça de Itália junto à Capela de São Jerónimo, o marco, em pedra, testemunha a vista esplêndida sobre a Torre de Belém, o rio Tejo e sobre a Ponte 25 de Abril.

No cimo da colina, junto à entrada da Capela foi o local escolhido para edificar o marco memorativo do V Centenário do nascimento de Pedro Álvares Cabral, navegador português que descobriu o Brasil em 1500, mandado executar pelo Governo Brasileiro e inaugurado em 29 de Junho de 1968. Esta homenagem esculpida em pedra por autor desconhecido demonstra a grande proximidade entre dois países que se mantém desde os descobrimentos.

A vista deste pequeno miradouro é deslumbrante… vale a pena a subida!

 

 

 

Darwin’s Café

Av. Brasília, ala B
1400 – 038 Lisboa, Portugal

TLF.: +351 210480222
E-MAIL: info@darwincafe.com

 

O espaço com um design fantástico no interior é complementado por uma paisagem junto ao Rio que enfeitiça quem por ali passa. O grande cientista é homenageado com frases escritas nas colunas, referências na decoração e no espírito de quem passa as portas de entrada.

Os pratos são elaborados e deliciosos. A sua apresentação rivaliza com a qualidade de cada escolha. A esplanada acolhedora, literalmente sobre o rio convida a uma lanche ou um drink após a refeição. Almoços, lanches, jantares, drinks… tudo disponível num dos espaços mais carismáticos e requintados da cidade. O difícil… é escolher o menu!