886 Views |  Like

O Sofisticado e Austero Verão Europeu 2013

As propostas para o verão europeu de 2013 já foram feitas. As mais importantes e influentes marcas de moda do mundo desfilaram, em setembro e outubro, suas coleções em Londres, Nova York, Milão e Paris. O que foi mostrado deve influenciar nosso próximo inverno e também nosso verão de 2014. Adicionalmente, as marcas internacionais que estão presentes em nosso país começam a vender por aqui (a partir de março do ano que vem) o que foi desfilado agora.

Em resumo, o que se pode notar é um verão de muito preto, branco e cinza, com estampas marcantes, porém bem adultas, e de modelagem mais clean. Um tom de sobriedade começa a voltar à moda – reflexo da forte desaceleração da economia europeia e americana.

O Luxo: peças com detalhes tridimensionais apareceram em praticamente todas as coleções importantes. Destaque para as aplicações de pedra, pele e tecidos vistas na Chanel. Pura beleza! Os detalhes tridimensionais trazem criatividade e sofisticação à produção. Na Prada, dobraduras de tecido aproximam as peças do origami, uma beleza.

Necessário: uma produção em preto e branco. A dobradinha de cores apareceu em estampas gráficas e também na junção de peças nas duas tonalidades. Destaque para as produções da Louis Vuitton, Chanel e Fendi. A imagem produzida é de força,autoridade, austeridade e capacidade. Tudo que ajuda qualquer mulher a travessar uma crise econômica.

Hit da estação: as estampas digitais. Vale muito investir numa peça com este tipo de padronagem. Ela é moderna, singular e traz ao look um toque de ousadia. Tem para todos os gostos: das mais coloridas às mais sóbrias. Mary Katrantzou, Proenza Schouler e Dolce & Gabbana são destaque no quesito ousadia e produziram estampas deslumbrantes e incomuns.

Noite x dia: tecidos fluidos e um quê de década de trinta aparece nas peças para a noite. Carolina Herrera e Oscar de La Renta trouxeram propostas lindas. A transparência coroa as produções noturnas, aparecendo em rendas, tules e tecidos levíssimos. Para o dia, seja de trabalho ou de lazer, a alfaiataria se fez muito presente, em blazers (às vezes de mangas curtas), casaquetos, shorts e saias lápis – destaque par esta última peças, que apareceu em quase todas as coleções importantes. Este será um verão chique!

Festa: tecidos luxuosos e peças rebordadas serão apostas certeiras. A combinação da transparência de dos detalhes preciosos aparece em várias marcas. A Balenciaga propõe uma releitura da silhueta latina que pode ser uma ótima opção para o visual festiva – inspiração vida de um vestido da própria marca de 1968. E fendas, leitora, fendas mostrando uma das pernas foram recorrentes nas coleções, inclusive na da Balenciaga.

Acessórios Destaque: os maxi brincos da coleção da Dolce & Gabbana devem inspirar muita gente! São de tirar o fôlego! Gladiadoras, sandálias com amarração nos tornozelos, e peças bicolores ou tricolores foram os calçados da vez. As bolsas vem estruturadas e em tamanhos médios ou pequenos. Ainda persistem as carteiras. Destaque para as com carinha de “bolsa de médico”, propostas pela Miu Miu e pela Louis Vuitton.

*Ana Vaz é consultora de imagem, www.anavaz.com.br