616 Views |  Like

Roberto Cavalli

“Minha moda exibe o lado sexy da mulher. Quando elas vestem algo criado por mim passam a acreditar em seu poder de sedução.” Roberto Cavalli

O homem que deu graça e sensualidade às estampas de animais.

Atualmente, Roberto Cavalli é referência mundial em ousadia e estilo, sendo umas das grifes mais prestigiadas do cenário fashion mundial. Também pudera, não há meio-termo para a moda de Roberto Cavalli. Nada que o italiano cria passa despercebido. Vestidos curtos e decotados ganham sensualidade e elegância nas mãos do italiano, ícone que popularizou estampas de pele de animais. Um jeans é sempre um jeans, até cair nas agulhas de Cavalli, transformando peças comuns em verdadeiras joias da moda.

Com mais de 40 anos de experiência no ramo, sua criatividade parece aflorar a cada peça. Conhecido por apresentar estampas exóticas, em sua mais recente coleção “Resort 2013″, Roberto Cavalli teve como inspiração os cobiçados vasos “Ming”, as clássicas estampas de porcelana, as cores clássicas da China mais uma pitada de “animal print” e tonalidades sólidas como preto, azul claro, azul marinho e um toque de off-white. Ele deu um novo significado ao exótico, mostrando estampas sofisticadas e maxi-colares que encantam e complementam os looks.

O caminho até a fama foi pouco usual. Nascido na cidade de Florença em 1940, foi criado em um lar modesto e sempre esteve ligado à arte. Filho de uma costureira e de um pintor, formou-se em Artes Plásticas. Ainda estudante, já colocava sua criatividade em prática. Com a ajuda de um amigo, começou, em 1965, uma das suas primeiras bem-sucedidas empreitadas: a estamparia em couro, feita curiosamente sobre uma mesa de pingue-pongue. Nos anos 60, quando iniciou seu trabalho como criador, Cavalli não desenhava roupas – e sim estampas. Essa particularidade foi um dos principais motivos do êxito de sua marca. Dois anos após o primeiro desfile, na França, abriu uma loja em Saint-Tropez e sua moda extravagante logo fez sucesso entre celebridades. Nos anos seguintes, novas butiques pipocaram pela Europa e pelos Estados Unidos. Brigitte Bardot foi quem desfilou seus primeiros centímetros quadrados. Nos anos 90, Cavalli já fazia parte da moda mundial. Famosos de toda parte não resistiram ao seu estilo. Victoria Beckham, Madonna, Britney Spears, Catherine Zeta-Jones, Jennifer Lopez, Lenny Kravitz, passando por Anthony Hopkins e David Beckham, todos vestem Cavalli. Até as atrizes do seriado Sex and the City são apaixonadas por seus modelos exóticos. Além da marca que leva seu nome, Cavalli possui linhas de acessórios, perfumes, relógios, joias, moda masculina e infantil, e a Just Cavalli (com preços mais acessíveis) em mais de 50 países.

Em 2010, Gisele Budchen foi a musa de Cavalli no ano em que completou 40 anos de carreira. Juntamente, foi publicado um livro em homenagem ao estilista: Livro 40 anos de Cavalli.

Os sapatos tornaram-se ícones de sua coleção. Ultrafemininos, o estilista é apaixonado por salto alto e agulha, demonstrando toda delicadeza e feminilidade. O design impressiona e até intimida.