653 Views |  Like

É tempo de Fashion Rio

Por Ana vaz

Em clima de Olimpíadas, Totem expõe cor vibrante e corte despojado

Adoro acompanhar os desfiles do Rio. São diretos, comerciais, por isso mostram propostas que provavelmente se tornarão realidade entre os consumidores de moda. Nesta edição de verão 2012, o esporte marcou presença forte, e não poderia ser diferente, afinal, este é um ano de olimpíada – roupas, acessórios e cabelos com um toque esportivo serão essenciais para quem gosta de usar o que está em alta.

Cores vibrantes e misturas de cores aparecem também em clima de bom humor que envolve um ano olímpico. Não há nada muito diferente do que vimos há algumas temporadas atrás, ou em desfiles internacionais, mas anote alguns destaques.

O Luxo: tecidos nobres. Sim continuamos com eles, até mesmo em peças de estilo mais esportivo ou das coleções de praia. Seda, minha amiga, é um dos tecidos mais importantes do próximo verão. O georgete – leve, esvoaçante e sensual, traduz com sucesso a sensação de luxo. Ah! E o brilho, que continua forte. Bling!

Alessa aposta na tendência em estampas para a próxima estação

Necessário: uma peça estampada, por favor. Se você ainda não se entregou às estampas, conselho de amiga, abra uma exceção na próxima temporada e se jogue – ou pelo menos escolha uma pecinha numa padronagem que lhe agrade. De flores a animais, as marcas que desfilam no Rio trouxeram muitas opções.

Hit da estação: plataformas muito altas. Eu disse muito altas! Meias-patas exageradas marcaram presenças em vários desfiles. Como usar? Elas são muito casuais e vão bem com looks que não peçam muita seriedade ou formalidades. São sensuais e são, muitas vezes, perigosas – lembre-se de seu alto potencial de elevá-la ou derrubá-la, já que as quedas podem acontecer, certo? Outro ponto a considerar ao escolher uma plataforma: quanto menor você for, menor deve ser a plataforma. Eu sei que você não gostou desta última parte, mas é verdade! Se a plataforma for exagerada demais e você for mignon, o efeito pode ser mais negativo do que positivo, pois fará você parecer ainda menor em comparação a ela. Ponto positivo das plataformas: ajudam a equilibrar pernocas mais grossas e quadris mais largos. Gostou?!

Tom pastel com brilho dourado, Cantao para Fashion Rio

Noite x Dia: As luzes continuam se misturando, como na edição passada. Shorts esportivos feitos em seda vão passear à noite, brilhos e camisas de sedas para o dia. E não é uma delícia esta bagunça? Ou eu deveria dizer esta liberdade? Só não vale exagerar no ambiente de trabalho.

Festa: Que tal uma calça de seda estampada para aquela festa chiquérrima? Aliás, a calça parece ser a próxima grande estrela das coleções. Depois de muito tempo usando saias e vestidos, a mulher volta a recorrer cada vez mais ao guarda-roupa masculino, mesmo para as festas.

O toque de estilo

Os acessórios marcam a personalidade, e os maxi colares apareceram em abundância nos desfiles. Parece que a brasileira tomou gosto por eles e que as marcas resolveram continuar apostando na peça – afinal ela não é novidade, mas consegue trazer um ar moderno e até mais chique ao visual de verão. Dica: se você tem pescoço curto, escolha os que sejam um pouco mais longo e não tão volumosos, ou ainda que o volume não esteja muito perto do pescoço. A bolsa com as alças longas continua e as carteiras enormes também farão sucesso.