1871 Views |  Like

Gyrotonic

O futuro é o que nos motiva a direção a qual nos movemos. Para que possamos ir em direção ao futuro é importante saber a arte de se movimentar e ir além.

Projetado para o corpo ir além das suas limitações atuais, o método GYROTONIC ® e GYROKINESIS ®, criado pelo Romeno Julio Horwath, trabalha com os princípios que formam a base para uma nova abordagem na manutenção da saúde e bem-estar. Seu sistema tem dois componentes: o programa de exercícios Gyrokinesis, que trabalha o corpo inteiro, sem equipamentos, estimulando os órgãos internos através do fluído e manipulação suave de múltiplas articulações, e exercício Gyrotonic, que usa aparelhos que permitem a movimentação do corpo com o suporte e resistência através de roldanas e anilhas. Ambas as formas de exercício permitem que o corpo possa trabalhar de forma continua com movimentos fluentes e são sincronizados com os padrões respiratórios correspondentes.

O programa de Gyrokinesis, que constitui o núcleo da metodologia Horvath, trabalha todo o corpo através de sete elementos naturais do movimento da coluna vertebral: frente, trás, lado esquerdo, lado direito, torção esquerda, torção direita e circular. Horvath descreve o movimento com o fluído, contínuo e harmonioso: “Ele sai e depois volta. É como jogar uma pedrinha no meio de um lago, a onda começa a se espalhar e depois volta.

Os movimentos GYROTONIC consistem em orientar o corpo através de uma série de círculos e espirais. Ela nos ajuda a criar uma musculatura forte, mas que também tem a destreza para permitir que os ossos façam o que eles deveriam fazer. Além disso, permite que o corpo se mantenha em movimento, sem interrupção, por causa da circularidade dos movimentos, bem como a concepção do próprio equipamento. A peça básica do equipamento é uma combinação da torre com polias esculpida com elegantes curvas feitas de madeira, couro e roldanas com pesos diferentes. Isso aumenta articulação espinal, provocando uma sensibilização esférica e tridimensional no corpo.

Além dos inúmeros benefícios musculares para fortalecimento e alongamento e articulares aumentando a mobilidade das articulações tridimensionalmente provocando melhor aumento da circulação e nutrição articular, os exercícios realizados corretamente também promovem melhora da circulação sanguínea, linfática e energética pelo estímulo do sistema cardiovascular, também proporciona maior harmonia e balanço energético devido a melhora do centro de percepção.

Horvath acredita que o exercício deve ser uma experiência lúdica e criativa: “Eu quero a música no meu corpo e poesia em meu corpo, e eu quero ser hábil, sem luta, mas tem que vir sem luta”.

Quando comecei a praticar Gyrotonic, eu imediatamente me apaixonei por sua série desafiadora de movimentos. Depois de uma sessão, eu ainda me sinto estimulada, fico mais forte,flexível e motivada , me permite passar o dia mais equilibrada. É quase como uma massagem de dentro para fora.

Isso é só uma parte do seu trabalho, Julio Horwath ainda encontra-se em plena forma física e emocional diferenciando, melhorando e descobrindo cada vez mais coisas que fazem a diferença par que possamos caminhar para um future sem bloqueios, restrições e limitações…