791 Views |  Like

Show de novidades

Mais que revelar lugares da moda, seja descolados, cultos, chiques e com diversão garantida – pois há uma atração atrás da outra – São Paulo, a grande metrópole financeira do país, com sua diversidade cultural e social, oferece muitas razões para lá morar, trabalhar ou visitar.

Para os antenados – como os profissionais das áreas de construção, decoração, urbanistas e afins-, as feiras trazem novidades do mundo apresentando produtos nacionais e importados, com design arrojado, tecnologias avançadas, materiais com acabamentos exclusivos, peças cheias de estilo, enfim, estes eventos indicam tendências e referências.

Com um pé aqui e outro lá, percorri alguns deles no mês de março. Mas, vou me deter na Expo-Revestir (de 6 a 9/03), com seus 230 expositores que conferem  para os mais diferentes gostos e estilos, uma rica fonte de inspiração, com lançamentos, repaginações, fóruns, workshops e diferenciais. Durante o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção o arquiteto Edo Rocha, representante da “Broad Sustainable Building” no Brasil, empresa que executa projetos sustentáveis com construções rápidas, apresentou o case “Como construir um edifício de 30 andares em 15 dias”. Fantástico! Abordou ainda o tema “Relação entre o homem, o meio ambiente e a arquitetura”.

Não menos importante foi o Workshop da ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, cujo objetivo foi divulgar o que já foi feito pela entidade em torno do tema Sustentabilidade em seus projetos.

Neste encontro de grifes, que tem como uma de suas finalidades personalizar seu universo, pontuei algumas delas, levando em conta a qualidade de sua matéria prima, inovação, beleza, efeitos diferenciados de textura e coloração, além de soluções inteligentes. Afinal, isto é quase tudo que procuramos quando construímos ou reformamos.

Inspirada no estilo dos cobogós dos anos 50, a Solarium lançou linhas como a NUANCE e a ATOLL, para uso interno e externo, que permitem a circulação do ar quando as paredes são construídas com estas peças. Dão um ar gracioso e toque de movimento.

O Grupo Stúdio Marmo há exatamente 10 anos,vem trabalhando com a matéria prima plástico pet reciclado que, depois de liquefeito, é misturado a resíduos de pedras (marmol) e colocados em formas, originando peças com os mais diferentes desenhos abstratos ou cópias perfeitas de madeiras, bambus, pedras etc.

A Santorino, entre outros lançamentos, mostrou a linha Trapézio. Seus objetos – devido às espessuras – formam sombras nas paredes, daí a indicação de trabalhos de iluminação na parte superior, inferior ou em ambas, como complemento, o que dará um efeito inigualável. A linha Wood, agora na cor branca e em dois novos formatos, simula madeira envelhecida pela ação do tempo.

A Emil Cerâmica (marca italiana conhecida mundialmente) chegou ao Brasil há apenas dois meses. O modelo retificado (com textura áspera) e o Cemento Lappato (com mais brilho) recomendado para áreas internas mas sem restrições para a aplicação nas externas, são maravilhosos! Imitam o cimento queimado porém com fino acabamento. Na linha Cemento Cassaforma, as cores Paint Blue , Paint Red  e Black são originais e estilosas.

A Castelatto expôs sua Série Elementos Vazados, composta pelas linhas Synus, Zag e Trama. Nesta última, seus traços lembram o formato de ondas. Super marcante!

O painel de mármore Sharjah, pintado artesanalmente em tons de ouro, prata e cobre, brilhou audacioso no stand da Inti Revestimentos.

Para os apaixonados por pastilhas, as novas miscelâneas em composições criativas de porcelana e aço inox ou de puro alumínio, nos mais variados formatos, contam com uma ampla variedade de aplicações.

Também avaliadas pelos visitantes foram, entre outras, a possibilidade de utilização da tecnologia Full HD para personalizar revestimentos cerâmicos.

Nortearam esta exposição os acabamentos customizados com vidros, espelhos, madrepérolas, etc…

Todas estas variedades e lançamentos, utilizando criatividade e tecnologia de ponta, fazem da visita à Expo Revestir uma prazerosa obrigação.

Recomendo!