Melhores alimentos para comer no café da manhã

Os pratos ideais para reabastecer o organismo na primeira refeição do dia

0
1298

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? Com essa afirmação, a maior dúvida fica em quais alimentos são melhores para essa hora do dia, já que o nosso corpo precisa reabastecer o organismo e repor energia para iniciar um dia produtivo.

Durante o sono, o nosso organismo trabalha para manter suas funções básicas como circulação, respiração e reposição de células. Especialistas reforçam que a alimentação adequada ao amanhecer influencia a saúde como um todo, da disposição até a relação com os quilinhos a mais que tanto incomodam. De acordo com a Dra. Márcia Simões da Eden Clinic, ter uma refeição adequada pela manhã pode ainda ajudar na prevenção contra a obesidade.

Confira alguns dos alimentos ideais para um café da manhã reforçado e nutritivo:

  • Frutas cítricas como abacaxi, morango ou kiwi. Além de possuir poucas calorias, essas frutas têm muita água e fibras responsáveis por diminuir a fome durante a manhã e regular o intestino, diminuindo o inchaço da barriga;
  • Leites vegetais, como de coco, castanhas ou amêndoas, são ótimas fontes de gorduras boas;
  • O abacate também é uma excelente opção de fruta que fornece saciedade. Pode ser consumido puro ou, para quem gosta do sabor mais doce, é possível colocar um pouco de açúcar de coco;
  • O ovo é uma ótima fonte de proteína. Pode ser preparado de diversas maneiras e, se você optar pelo tradicional omelete, incremente-o com tomate picado, cenoura ralada, queijo parmesão e bacon;
  • Famoso no mundo fitness, o whey protein pode ser utilizado principalmente naqueles dias em que você acorda atrasado e não dá tempo de preparar uma refeição mais elaborada.

Para aqueles que tomam o café da manhã e praticam esportes logo em seguida, o ideal é fazer uma refeição leve que contenha proteína e energia em forma de carboidrato ou gordura. Como, por exemplo, uma dose de whey protein com banana ou leite de coco.

O tamanho da porção e os tipos de nutrientes necessários devem ser analisados de acordo com o biotipo de cada pessoa, por isso, é importante procurar um profissional para alinhar a alimentação com os objetivos pessoais de cada um.