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Especial: O Make up das estações coloridas, com Fernando Torquatto

Ele fala sobre moda, estilo, bom gosto e do item que já faz parte do ritual diário da mulher moderna: maquiagem. Com exclusividade, para o Portal Z Magazine.

Fernando Torquato: um profissional de mil faces. Fotógrafo, maquiador, cabeleireiro, consultor de estilos, o modelo agora também é consultor estratégico da linha de maquiagem Make B.

A primavera já está ditando sua tendência e o verão, prestes a chegar cheio de novidades e muita ousadia em novos modelitos. Mas, sabemos que não são apenas as roupas que determinam um look fashion e que os acessórios e a maquiagem também definem o visual despojado e impecável.

Formado em comunicação, fotógrafo, maquiador, apresentador, cabeleireiro e consultor de estilos, Fernando Torquatto é uma celebridade no mundo fashion. A qualidade de seu trabalho e as muitas faces que possui enquanto profissional. O reconhecimento de seu talento artístico o levou a tornar-se consultor estratégico da linha Make B de O Boticário.

Nessa nova empreitada, Torquatto reestruturou os padrões de qualidade dos materias que compõem as maquiagens da empresa. Ele invovou com cores, texturas e designs específicos para a mulher brasileira.

Sua complexa percepção do feio, belo, extravagante e necessário parecem simplificar as técnicas e a visão do que é fashion, transformando em  bem-estar e autênticidade o objetivo de suas produções.

“Os produtos que tenho desenvolvido são pensados na mulher brasileira, mas não apenas para ela. Agora temos no país produtos de qualidade internacional”, explica o maquiador, falando dos conceitos que inspiram suas criações: qualidade e versatilidade.

No dia 13 de outubro ele esteve presente em Campinas, para apresentar a “Infinit Collection” – coleção primavera-verão da marca Make B, que já está nas lojas. São 32 itens de maquiagem, além de uma nova fragrância: Glamour Infinit. Antes do evento, Torquatto concedeu uma entrevista exclusiva para o Portal da Revista Z Magazine.

Para se sentir mais bonita
Para ele, de nada vale apoiar-se em tendências internacionais para estar na moda, se  antes aquela ideia não representar a identidade de quem veste, usa ou a segue. A beleza e o bem estar, antes de qualquer coisa, vem da segurança em usar um estilo e se ver representado nele.“A naturalidade tem outra tradução. Hoje em dia natural é ficar linda, use o recurso que for”, disse.

Em suas palavras, o fotógrafo e maquiador das estrelas deixa transparecer que não vê a maquiagem como um recurso para encobrir ‘imperfeições da epiderme’, mas como realçador do que há de melhor em cada um.

Para ele, a tecnologia está na pele e as novidades dão segurança para ousar. A evolução dos produtos deu mais liberdade para as mulheres inventarem seus looks, em composições monocromáticas ou multicoloridas, dependendo apenas da personalidade e habilidade que cada uma desenvolve. “A moda está democrática”, completa.

As  cores da estação
Mulher discreta ou exuberante: você deve escolher. Sobre o posicionamento da mulher frente a indústria da moda, as opções de o que vestirá ou qual será seu comportamento, Torquatto defende: “Não dá mais para ficar em cima do muro. Já foi o dia em que a mulher tinha que cumprir uma regrinha pra parecer bem para a sociedade ou para a família do marido. Profissionalmente e pessoalmente, quem tem imagem definida e mostra quem é, tem muito mais chances de conquistar seu espaço”.

Portanto, seja original e brinque com as cores. Segundo o consultor, vale apostar em tons neutros, como pêssego, verde, azul, lilás, roxo, e nas cores da temporada: laranja e bronze.

“Ninguém quer não ser notado, por mais que deseja estar discreto”, conclui Torquatto, ao falar da ousadia na hora de se produzir.

Segredo das estrelas
“A maquiagem não deve chegar antes da pessoa”. Este é um dos detalhes que Fernando ressaltou  durante o bate-papo. Em sua opinião, a maquiagem, enquanto item fashion acessível –capaz de transformar um look em pouco tempo e com baixo investimento-, é indispensável, mas deve ser usada com cautela.

Além dos rituais de make up diário, que devem ser elaborados com atenção, cuidados com a pele são imprescindíveis. O aspecto saudável e a fixação dos produtos será mais eficiente quando a região estiver tonificada e hidaratada.

Para uniformizar a área, antes de prosseguir para a ‘paleta de cores’, use um primer. Torquatto diz que o elemento prepara a pele, propiciando a sensação óptica de poros menos dilatados, uniformiza a região e garante maior durabilidade da maquiagem.

O pó –odiado por tantas mulheres- não deve ser usado em excessos, para “empastelar” a face, é só para tirar o brilho. “Uso mais para retoque. Acho que pele sem tanto efeito mate, umidecida, fica mais natural”, explica.

O especialista dá dicas para usar corretivos flúidos e materiais com mais transparência, que respeitem o fundo natural da área onde são aplicados. Bases High definition são uma aposta.

Ao final do encontro, depois de explicar também que pela primeira vez é desenvolvida uma linha premium de maquiagens no Brasil, o consultor de estilos setencia: “A mulher tem que se festejar”.

3, 2, 1 e… Páh!

Cláudia Raia.

Assim, Cláudia Raia define o efeito do make up feito com o Flash Iluminador (2,5g) da linha Make B, segundo Torquatto. Ele conta que a atriz pergunta ao fim da produção de seu visual se ele não dará o toque “páh!” – referindo-se ao resultado surpreendente e instantâneo ocasionado pelo produto.

“Quando o iluminador contorna as extremidades dos lábios e dos olhos na parte inferior e é esfumaçado em direção as extremidades superiores, o olhar e o sorriso ficam mais espontâneos e valorizados”, revela o personal stylist . A caneta clareia áreas escuras do rosto por meio de sua fórmula com Lumiskin®, que minimiza olheiras e aumenta a luminosidade da pele. Seu pincel permite aplicação precisa e, seus componentes não obstruem os poros. Dermatológica e oftalmologicamente testado, o Flash Iluminador de O Boticário é hipoalergênico e custa R$56.