435 Views |  Like

Convívio com sabor

Procurando atender algumas solicitações que venho recebendo sobre como criar “recantos sob medida” destinados a incontestáveis horas de prazer, para degustar uma cerveja super gelada e desfrutar de um saboroso churrasco numa atmosfera gostosa e alegre, aqui vão algumas sugestões e itens básicos para a construção de seu objeto de desejo, a churrasqueira, sempre bem-vinda em todas as épocas do ano.

Sendo considerada a grande estrela do projeto, o local onde será construída deverá ficar longe, se possível, de portas e janelas da casa, para evitar a entrada de fumaça. Depois de definida a área, focar no tamanho da churrasqueira, que deve ser determinado em função do número de familiares e amigos que irão frequentá-la; se pequena demais não atenderá a demanda e muito grande irá consumir desnecessariamente muito carvão. Aliás, seu churrasco pode ser feito utilizando carvão ou outra fonte de calor como o gás, a lenha ou a eletricidade.

O carvão e a lenha conferem um aroma especial aos assados, enquanto que a eletricidade e o gás possibilitam manter o ambiente mais limpo e são ecologicamente mais recomendáveis, gerando menos fumaça e evitando cortes de árvores, além de oferecer maior controle da temperatura. Outra vantagem: para acendê-las basta um toque num botão e logo estarão prontas para iniciar o preparo da refeição.

Existem no mercado designs avançados de churrasqueiras elétricas e a gás, feitos de aço inoxidável.
Com aço inoxidável também podem ser feitas as churrasqueiras à lenha ou carvão, podendo ser mescladas com tijolos, proporcionando acabamento moderno e sofisticado, embora muitos ainda optem pelo modelo tradicional feito de tijolos à vista, pois o consideram mais charmosos e curtam o ritual de acendê-las.

O local onde será aceso o carvão deverá ser revestido de material refratário devido às altas temperaturas durante o preparo do alimento. As partes da churrasqueira não sujeitas à extremos de temperatura poderão ser revestidas de outros materiais, como vidros, granitos, mármores, tijolos à vista, pastilhas, cerâmicas ou cobertas com argamassa. A altura e largura da chaminé devem receber atenção e cuidado, com saída bem alta, a pelo menos um metro acima da cumeeira da casa para evitar o retorno de fumaça na parte de baixo.

Devo lembrar que acompanhando a churrasqueira (presente em 90% dos lares brasileiros) e se o espaço permitir, a companhia do forno de pizza, do fogão a lenha, de um belo balcão e o uso de cores vibrantes, afinadíssimas com a decoração feita com capricho, irão completar o ambiente, garantindo o sucesso do evento.