434 Views |  Like

Abrace os comportamentos dos campeões

Vamos conversar um pouco sobre os comportamentos dos autênticos campeões, que você deve incorporar, já que quer ser um deles.

Campeões se destacam da maioria a partir de suas características proativas e determinantes. Dentre elas, quero ressaltar estas sete, que considero especiais.
O campeão tem foco: quando ele põe algo na cabeça, ninguém consegue demovê-lo de seus objetivos.
O campeão sabe liderar: ele sabe atrair pessoas competentes para trabalhar ao seu lado e em suas metas. Sabe como conquistar, motivar e inspirar as pessoas.
O campeão aguenta pressão: o mundo de hoje apresenta uma cobrança muito maior sobre o indivíduo e as empresas, em especial em função da concorrência internacional, onde se procuram sempre os melhores resultados com os menores custos. O campeão sabe lidar com essa pressão e faz dela um dos motivadores para desenvolver suas qualidades.
O campeão decide: ele sabe definir uma situação. Isto é, sabe como colocar bom termo a todos os desafios que enfrenta e age no sentido de fazê-lo. No futebol, é comum usar o verbo “matar” para definir esse comportamento: quando um atacante marca vários gols em uma partida, diz-se que ele matou o jogo; quando um defensor destrói o ataque, ele mata a jogada. O campeão nas organizações também “mata os desafios”. Ele conclui o projeto no prazo, cumpre o combinado, resolve e faz acontecer.
O campeão adora assumir riscos: ele sabe que a vida é uma sucessão de situações desconhecidas em que temos de ter a coragem de avançar, mesmo não tendo certeza do que nos espera pela frente. O campeão sempre analisa, procura estar bem informado, mas tem a coragem de decidir e avançar, mesmo no meio da neblina.
O campeão adora competir: quando ele vence o campeonato paulista ele quer participar do campeonato brasileiro, depois quer ser campeão mundial. Competir faz parte do sangue que corre nas veias do campeão. Entrar em tantas competições durante a vida sempre ajuda a ter claro que na vida de um campeão, o que define mesmo são os resultados. E no meio de todas essas provas, existe sempre uma certeza: a de que ao se preparar para elas você cresce sempre um pouco mais como ser humano e como profissional.
O campeão é amigo da tecnologia: a evolução das tecnologias tem criado uma vantagem competitiva monumental. As pessoas que se acomodam apenas com o conhecido não conseguem criar novas estratégias para realizar os seus objetivos. Um campeão não pode ficar alheio a toda essa tecnologia. Todavia, ele não a imagina como a sua tábua de salvação para toda e qualquer questão da sua empresa. Procura conhecê-la e aprende a usá-la com sabedoria.

Pronto para ser um campeão? Então mãos à obra. Seus resultados só dependem de você.

Tags

#campeão